Rua Sebastião Ramos, 150, complemento: barracão C - São Carlos-SP 16 99712-2411 16 3416-7877

Veja - Notícias e Artigos

Cidade do Piauí terá energia fotovoltaica e iluminação mais eficiente

Cidade do Piauí terá energia fotovoltaica e iluminação mais eficiente

Piauí assessora projetos de cidades inteligentes, com iniciativas de iluminação e geração de energia solar

Apesar de ter somente 7 mil habitantes, a cidade de Angical do Piauí poderá melhorar sua infraestrutura, o que inclui sistemas de iluminação pública, geração de energia fotovoltaica e telecomunicações. O município é alvo da primeira parceria público-privada (PPP) de cudades inteligentes do estado nordestino, com assessoria da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc) e do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC).
A Suparc elaborou os estudos de viabilidade e está acompanhando todo o processo da PPP municipal, que tem duas concorrentes para assumir a parceria. O objetivo do projeto é tornar os serviços de iluminação pública, de telecomunicações e geração de energia fotovoltaica mais eficientes para atender a demanda municipal.
O escopo do projeto inclui a substituição de todas as luminárias por lâmpadas de LED, reduzindo o gasto com iluminação pública, além de garantir uma valorização do espaço urbano com maior aproveitamento do ambiente noturno.

Energia fotovoltaica e outros avanços no Piauí

A iniciativa prevê ainda a geração de energia fotovoltaica, por meio de instalação de placas solares nos telhados de prédios públicos, diminuindo o custo com energia predial do município e garantindo a adoção de uma fonte renovável de energia.
A terceira frente é a área de telecomunicações, com a disponibilidade de internet para todos os prédios públicos e de oito pontos de Wi-Fi para a população. Também estão previstos 11 pontos de videomonitoramento para oferecer mais segurança para o município.
Angical será a primeira cidade do Piauí a ser completamente monitorada com cercamento eletrônico e com um Centro de Controle e Operação para trabalhar no acompanhamento das imagens do sistema de vigilância de forma rotineira, monitorando a cidade em tempo real e auxiliando no trabalho das forças de segurança.

Por Redação em 14/07/2022
FONTE: ALÉM DA ENERGIA


chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Refortrafo refortrafo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×
Instagram Refortrafo
Instagram
linkedin Refortrafo
Linkedin
facebook Refortrafo
Facebook